top of page

Junho - mês do orgulho LGBTQIA+

  • Nina
  • 3 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Este é o mês do orgulho LGBTQ+ por causa da revolta de Stonewall, série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que ocorreu na madrugada de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York. A rebelião, que durou seis dias, é considerada como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT.

O mês de mobilização faz parte da luta da comunidade LGBTQIA+, que também celebra em junho uma das datas mais importantes da resistência do movimento: o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em 28 de junho, criado em referência à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra uma ação violenta de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade.

No Brasil, há opções de eventos on-line, devido à pandemia da covid-19, e programações de canais de televisão que ocorrerão durante o mês de junho para celebrar e aprender mais sobre o tema. Confira:

Assista

1 a 30/6 - Mostra LGBTQIA+ O Canal Brasil exibirá filmes brasileiros com a temática durante todo o mês. As obras serão reproduzidas de terça a quinta-feira, sempre à 0h30. O filme Madame (2020), que conta a história da primeira mulher transgênero a ser eleita vereadora do Brasil, irá abrir a mostra do canal. Veja abaixo um trailer dos filmes que irão fazer parte da programação:

14/6 - LGBT Fobia O canal GNT exibirá, em 14 de junho às 0h, o episódio LGBT Fobia, da série Quebrando o Tabu. O programa mostrará os preconceitos vividos no cotidiano por pessoas LGBTQIA+.

25/6 - Globo Repórter A edição anterior ao Dia do Orgulho LGBT contará histórias de pessoas preconceituosas que conseguiram mudar o comportamento, além de pessoas LGBTQIA+ que enfrentaram preconceitos.

28/6 - Falas de Orgulho A Rede Globo transmitirá, em 28 de junho, o especial Falas de orgulho, que reúne as histórias de pessoas de diversos estados do país que, segundo a emissora, convivem com os desafios e orgulho da comunidade LGBTQIA+. O programa irá ao ar logo após da novela Império.


#bônus: Filmes e documentários LGBTQIA+ Para celebrar a data, a Globoplay disponibiliza uma seleção de filmes e documentários que abordam a temática. Há os originais Onde nascem os fortes e Ligações Perigosas; além dos documentários Favela Gay e Transgente. Confira todos os títulos aqui.

Festeje

6/6 - Parada do Orgulho LGBT de São Paulo A 25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será transmitida on-line no próximo domingo (6/6) a partir das 14h. Com oito horas de duração, o evento reunirá atrações musicais, como Pabllo Vittar e entrevistas que contarão sobre a história do movimento e falarão sobre o tema da Parada: HIV e Aids. A festa será apresentada pelo casal de youtubers Filipe e Edu, do canal Diva Depressão, e pode ser acompanhada pelos canais da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo(APOLGBT-SP) e da produtora Dia Estúdio. Já na televisão, a festa será transmitida no canal GNT.

28/6 - Especial Orgulho Multishow O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ será celebrado pelo Multishow com shows de MC Rebecca, Preta Gil e Aretuza Lovi. A atração será comandada pelo economista Gilberto Nogueira, ex-participante do programa da Rede Globo Big Brother Brasil que se revelou homoafetivo e protagonizou uma história de aceitação dentro do reality.

Estude

2/6 - Live sobre orgulho LGBTI+ A organização não governamental (ONG) de empoderamento da comunidade LGBTQIA+ Todxs Brasil promove, na quarta-feira (2/6) às 19h, a live Por que falamos sobre orgulho LGBTI+?, com a participação do consultor de diversidade e inclusão Caluã Eloi. A organização também publica, durante todo o mês, informações e dados sobre direitos da comunidade. Saiba mais aqui.


4 a 6/6 - Imersão para startups LGBT O Techstars Startup Weekend LGBTQIA+ Online ocorre entre 4 e 6 de junho e busca auxiliar startups ou ideias de startups com temática ou dirigidas por pessoas LGBTQIA+ a colocar em funcionamento o negócio dos sonhos. Os participantes aprenderão a criar e lançar um negócio, além de conhecer os primeiros passos para consolidar a iniciativa. A imersão custa entre R$ 22,50 e R$ 27,27 e as inscrições podem ser feitas aqui.

9/6 - Painel sobre história LGBTQIA+ Quem deseja saber mais sobre como cultivar a história LGBTQIA+ brasileira pode participar gratuitamente do evento Cultivando culturas e zelando por memórias LGBTI+ na próxima quarta-feira (9/6) a partir das 15h. Promovido pelo 6º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, o painel terá mediação de Rafael Alves e terá como convidado o antropólogo e fundador do Instituto LGBT+ Felipe Areda. Inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site do evento.

ree

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/06/4928373--pride-confira-programacao-on-line-para-celebrar-o-mes-do-orgulho-lgbtqia+.html

https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2020/06/junho-e-o-mes-do-orgulho-lgbtq-e-nada-vai-nos-impedir-de-celebra-lo-nem-que-seja-online.html


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2020 por Diário de Alcova. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page