Flacidez Vaginal – Saiba o que é e Como Evitar
- Nina
- 19 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
A flacidez vaginal consiste na perda de rigidez dos músculos pélvicos. Como consequência, a mulher passa a ter menos controle sobre a região da sua vagina e do ânus, o que pode gerar situações constrangedoras e prejuízos em sua vida sexual.
O assoalho pélvico está sob constante pressão, pois é responsável por sustentar todos os órgãos internos da mulher, incluindo a bexiga e o útero. Além disso, a região sofre um desgaste ao longo do tempo, provocado pela penetração do pênis nas relações sexuais, além do período de gravidez e do parto – sobretudo nos casos de cesariana.
Sintomas da Flacidez Vaginal
Aparência flácida da região íntima;
Perdas involuntárias de urina (incontinência urinária);
Ressecamento vaginal;
Dores durante o ato sexual;
Dificuldade de excitação;
Perda de libido;
Dificuldade de atingir o orgasmo, uma vez que a penetração do parceiro torna-se menos prazerosa – à medida que a vagina fica flácida, a sensação de penetração torna-se menos intensa para ambos durante o ato.
Tratamento da Flacidez Vaginal
Há uma série de abordagens terapêuticas diferentes para a flacidez vaginal. A mais comum, e menos invasiva, é a ginástica íntima. Esta terapia consiste no movimento do assoalho pélvico, ou seja, exercícios voltados à região íntima da mulher com o objetivo de fortalecer a musculatura local. Esta terapia inclui os exercícios de Kegel.
Além dos exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica, outras opções para tratar a flacidez são o uso da radiofrequência .
Todas as técnicas citadas podem proporcionar uma boa melhora no aspecto físico da vagina da mulher, além de elevar seu prazer durante as relações sexuais, sua autoestima e confiança. Informe-se melhor sobre cada um destes tratamentos e descubra qual abordagem é a mais indicada para você.
Agende sua avaliação com um profissional especializado!
#fisioterapia#fisioterapiapelvica#gestacao#bebê#partohumanizado#partocesaria#incontinênciaurinaria#bexiga#flacidezvaginal
Adriana Bernardes

Comments