LGBTQIA+ ... Existem pessoas por trás de cada letra dessas.
- Nina
- 31 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Alguém já te explicou quem está por trás dessa sopinha de letras. Bem mais que um apanhado de designações a sigla LGBTQIA+ representa “O movimento político e social de inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero.”
A sigla que começou pequenininha GLS (Gays, lésbicas e simpatizantes) surgiu como movimento em Junho de 1969 após uma repressão policial violenta aos frequentadores do bar Gay Stonewall Inn, na ocasião houve resistência por partes dos frequentadores durante alguns dias. Esta data é considerada a primeira reação dentro dos EUA contra os abusos sofridos pela população gay e uma data possível para o início do Movimento em Nova York.
Se no início a denominação GLS (Gays, Lésbicas e simpatizantes) acomodou essa população, a necessidade de visibilidade e identificação foi ampliando a cada dia a sigla no intuito de alcançar as diversas possibilidades de orientação sexual e identificação de gênero.
Vamos agora esmiuçar o que cada uma dessas letras quer dizer:
Lésbicas- são pessoas que se identificam como mulheres e que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas que também se identificam como mulheres.
Gay- são pessoas que se identificam como homens e que sentem atração sexual e afetiva por pessoas que também se identificam como homens.
Bissexuais- são pessoas que se sentem atraídos por pessoas dos dois gêneros.
Transexuais e ou Transgêneros- são pessoas que não se identificam com o sexo designado pela sociedade ao nascer. Ex.: Identificado como homem ao nascer pela sociedade não se reconhece como Homem e transiciona como Mulher.
Queer- a palavra está mais relacionada a comportamento do que a sexualidade em si. Na verdade, muita gente usa o termo para se referir a comunidade LGBTQIA+ como um todo e durante um tempo essa palavra era usada de forma pejorativa. Mas, ela foi ressignificada e agora também se aplica às pessoas que gostam de brincar com as noções de gênero, como uma drag queen. Em resumo, é a pessoa que se opõe as normas da heteronormatividade.
Intersexo- são pessoas nas quais os fatores que definem o sexo biológico – cromossomos, gônodas, hormônios e órgãos externos e internos – está variado em condições diversas, tornando difícil a classificação binária de seu sexo biológico (em sexo feminino ou sexo masculino). A medicina já mapeou mais de 40 estados de intersexualidade. O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.
Assexual- são pessoas que não enxergam o sexo como primeira referência de desejo ou atração. Além disso, existem níveis diferentes de assexualidade. Assexual restrito é quem não possui nenhuma atração sexual; Demissexual é quem sente atração após conhecer e criar uma conexão com a outra pessoa; Gray-a é aquele possui uma baixa ou rara atração sexual; Assexual fluido é quem passeia pelas outras identidades citadas anteriormente.
+Abriga toda e qualquer possibilidade de identidade de gênero e sexuais. O sinal de mais significa as outras variações possíveis de sexualidade e de gênero.
Nina
Comments